Património marítimo une municípios da Região Centro (Ílhavo,Murtosa
e Peniche)

 
 

Territórios com História

Durante o triénio 2018-2020 os Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche irão dinamizar o projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”. Este projeto de programação cultural em rede irá desenvolver um conjunto de atividades visando a valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.

Os três Municípios – Ílhavo, Murtosa e Peniche – estão ligados pela temática do Mar e pelo que representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar. É este passado comum, ainda presente nos dias de hoje nas atividades económicas, nas práticas, costumes e tradições de cada um destes territórios, que serve de base ao desenvolvimento deste projeto que congrega estes municípios numa rede de programação cultural no domínio artístico e do conhecimento.

Reconhecendo a especificidade dos diferentes tipos de pesca associados a cada território, e o potencial que o imaginário coletivo a eles associados pode ter na ótica da identidade territorial e da sua estruturação em rede, este projeto desenvolverá um conjunto de ações em torno dos seguintes temas: 

Gastronomia de Bordo
A Mulher na Comunidade Piscatória
Memória Social, Comunidades e Protagonistas
Tradição da Construção e Manutenção Naval

Prevê-se que no âmbito deste projeto intermunicipal, e ao longo dos próximos três anos, sejam realizados mais de trezentos eventos, favorecendo o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade regional. Pretende-se que este projeto seja capaz de gerar uma oferta inovadora e atrativa contribuindo para o aumento de visitantes e das dormidas nos municípios participantes. O projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” é financiado ao abrigo do programa Centro 2020.