TcH_Agenda_i11.jpg

TRADIÇÃO DA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO NAVAL


01

O NOSSO BARCO EM MODELO

MODELISMO NÁUTICO

OFICINA · EXPOSIÇÃO


ÍLHAVO 

23 MAR – 11 MAI 2019 MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


O modelismo naval é tão antigo quanto a história humana existindo modelos feitos há mais de 4000 anos. Um modelo naval tinha o objetivo de demonstrar como ficaria a embarcação depois de construída. Hoje, estes modelos, apesar de terem uma função mais recreativa são uma das poucas maneiras de preservar a história da construção naval e da própria embarcação. Com base nas suas embarcações tradicionais, os Municípios de Ílhavo e Murtosa promovem uma oficina de iniciação ao modelismo náutico, resultando numa exposição itinerante.

dinamização TEAM – Truques e Engenhoca Associação de Modelismo


02

BARCO

DÓRI · TRAINEIRA · MOLICEIRO

ESCULTURA


MURTOSA 

INAUGURAÇÃO 27 OUT 2019 ROTUNDA “PISCINAS”, PARQUE DA SALDIDA


O escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade - o Dóri, a Traineira, o Moliceiro. O Barco será um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina de cada embarcação, construído em oficina encenada, permitindo ao visitante enriquecer-se através de experiências baseadas na identidade e tradições locais trabalhadas na perspectiva artística singular do Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração d’O Dóri na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, será a Murtosa a acolher a recriação do Moliceiro.

escultor Miguel Neves Oliveira


03

DE ESTALEIRO EM ESTALEIRO – ROTEIRO DA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO NAVAL

VISITAS ORIENTADAS AO PATRIMÓNIO NAVAL


ÍLHAVO

15 JUN 2019 SEMANA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS – MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

07 JUL 2019 MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

07–18 NOV 2019 FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO


MURTOSA

29 JUL 2019 CAIS DO BICO (LOCAL DE PARTIDA), SEMANA DO EMIGRANTE

Onde há pesca há estaleiros! Este não é um ditado popular português mas bem o podia ser… Casos até existem em que os estaleiros são berço de cidades portuárias, como é o caso dos Estaleiros Mónica, da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. Em Peniche, desde o século XV que esta importante atividade para a economia local está documentada. A Murtosa considera a construção naval tão identitária que tem o Museu Estaleiro da Praia do Monte Branco, na Torreira, dedicado ao conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais. A construção naval evolui e hoje vale a pena conhecer não apenas como se fazia mas também o que de mais arrojado e inovador se incorpora na arte da construção e reparações navais. Embarque nestas viagens e acompanhenos na odisseia da história e da tecnologia naval.


04

EMBARCAÇÕES – PERCURSOS E MEMÓRIAS

VISITAS DIGITAIS


ÍLHAVO, MURTOSA E PENICHE 
REDES SOCIAIS DOS MUNICÍPIOS


Histórias conversadas do percurso de vida das embarcações de cada localidade. Histórias de objetos que também são histórias de vidas. Em pequenos vídeos, registamos vivências e memórias, contadas e visitadas pelas pessoas que partilharam a sua vida com os barcos.

realização Canal Central


05

CONSTRÓI A TUA EMBARCAÇÃO TRADICIONAL EM 3D

WORKSHOP PARA ESCOLAS

OFICINA

ÍLHAVO 

ANOS LETIVOS 2018-2019/2019-2020
ESCOLAS DO MUNICÍPIO


MURTOSA

ANOS LETIVOS 2018-2019/2019-2020
ESCOLAS DO MUNICÍPIO


PENICHE
 

ANOS LETIVOS 2018-2019/2019-2020
ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Workshops de criação de embarcações típicas usando as tecnologias de impressão base em 3D para alunos do segundo e terceiros ciclos do ensino básico. Com esta ação, os alunos podem experienciar a criação de uma pequena embarcação em 3D, conhecendo melhor a cultura, tradições e valores marítimos do seu Município.

modelação e impressão em 3D Bee very creative