TcH_Agenda_i01.jpg

GASTRONOMIA DE BORDO

  1. COZINHA A BORDO!

  2. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NOS NOSSOS SABORES DAS PESCAS

  3. RESGATAR OS SABORES DAS PESCAS

  4. A CONFEÇÃO DAS RECEITAS DE BORDO

  5. A GASTRONOMIA DE BORDO ESTÁ NO MUSEU

  6. FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO


01

Cozinha a bordo!

DEGUSTAÇÃO GASTRONÓMICA DE RECEITAS DE BORDO

GASTRONOMIA


ÍLHAVO

07–11 AGO 2019 FESTIVAL DO BACALHAU


MURTOSA

31 MAI 2019 COMUR – MUSEU MUNICIPAL


PENICHE

05–15 SET 2019 FESTIVAL SABORES DO MAR


A bordo de navios tradicionais dos territórios de Ílhavo, Murtosa e Peniche – como bacalhoeiros, embarcações lagunares e traineiras – ou ainda de espaços culturais, vamos degustar iguarias inspiradas na Gastronomia de Bordo de cada concelho.

É, também, ocasião para conversar com antigos e atuais cozinheiros, que estiveram ou estão embarcados, acerca da vida e gastronomia a bordo, da sua confeção e da sua influência na gastronomia local.

Uma oportunidade de partilha de saberes e sabores, com enquadramentos únicos, a não perder!


02

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NOS NOSSOS SABORES DAS PESCAS

VISITAS INTERPRETADAS A EMPRESAS INDUSTRIAIS DE TRANSFORMAÇÃO ALIMENTAR DOS PRODUTOS DA PESCA, COM DEGUSTAÇÃO

VISITAS GASTRONÓMICAS INTERPRETADAS COM DEGUSTAÇÃO


ÍLHAVO

06 JUL 2019 MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

08-17 NOV 2019 FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO – MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


MURTOSA

13 OUT 2019 FESTIVAL DA ENGUIA DA RIA – COMUR INDÚSTRIA CONSERVEIRA


Nesta viagem ao longo da história da tecnologia da transformação alimentar dos nossos peixes e dos nossos paladares, o presente e o futuro confundemse... Estão em causa a excelência do saber fazer e o modo de vida das comunidades pesqueiras do Centro de Portugal! Onde fomos buscar, e porquê, estes nossos inovadores sabores? Que rumos da nossa História partilhada levaram ao cuidado e ao saber que colocamos ao serviço da nossa culinária? O que estamos a preparar para construir o futuro, sabendo de antemão que os nossos sabores somos nós?

Três municípios – Ílhavo, Peniche e Murtosa, três tradições piscatórias do Centro de Portugal… Mas a quantos deliciosos caminhos nos conduzirão os processos de inovação em curso na nossas comunidades?

Viagens apaladadas em que passado, o presente e o futuro, se confrontam para conhecermos em detalhe o melhor do Centro de Portugal!


03

RESGATAR OS SABORES DAS PESCAS

VISITAS INTERPRETADAS A PRODUTORES TRADICIONAIS DE TRANSFORMAÇÃO ALIMENTAR DOS PRODUTOS DA PESCA, COM DEGUSTAÇÃO

VISITAS GASTRONÓMICAS INTERPRETADAS COM DEGUSTAÇÃO

ÍLHAVO

25 ABR 2019 PORTO BACALHOEIRO, GAFANHA DA NAZARÉ

08-17 NOV 2019 FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO – MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


MURTOSA

12 OUT 2019 FESTIVAL DA ENGUIA DA RIA – COMUR INDÚSTRIA CONSERVEIRA


PENICHE 

20 OUT 2019 FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO

Resgatar às marés do tempo memórias dos antigos paladares tem o seu quê de dificuldade… A partir de cada prato, retroceder ao tratamento que é dado ao peixe e aos recursos marinhos ou lagunares, nos produtores existentes, mais ou menos artesanais, mais ou menos ancestrais… Ou então perceber, através da visita aos museus, como era e o que é, faz-se forma de recuperar sabores que estão ainda na memória de alguns e de apreciar a criatividade das comunidades marítimas do Centro de Portugal.

As visitas aos locais de transformação dos produtos da pesca são também pretexto para melhor conhecer as comunidades e os seus modos de vida, percebendo o papel real dos seus protagonistas na nossa Cultura e na nossa História partilhada.

Por isso, cada um dos Municípios – Ílhavo, Peniche e Murtosa, municípios bem conhecidos pelas suas arreigadas tradições pesqueiras das pescas longínqua, costeira e lagunar, e pela sua gastronomia identitária, dar-nos-ão a provar apaladados pedaços da sua “maritimidade”, acompanhados por alguns dos protagonistas dos usos e costumes presentes e passados.


04

A CONFEÇÃO DAS RECEITAS DE BORDO

SHOWCOOKING VOCACIONADO PARA COZINHEIROS LOCAIS

GASTRONOMIA


ÍLHAVO

23 SET 2019 MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


MURTOSA

07 NOV 2019 COMUR – MUSEU MUNICIPAL 


Evento direcionado para cozinheiros de restaurantes com atividade nos municípios, com a mentoria da Chef Patrícia Borges. Através da demonstração e degustação de receitas de bordo de cada concelho, pretende-se envolver estes cozinheiros enquanto parte ativa e tornar os territórios mais atrativos para visitantes e turistas. Esta atividade é desenvolvida no quadro da preparação do Festival de Gastronomia de Bordo, a realizar nos três municípios entre outubro e dezembro.


05

A GASTRONOMIA DE BORDO ESTÁ NO MUSEU

VISITAS GASTRONÓMICAS INTERPRETADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS E MUSEOLÓGICOS

VISITAS COM DEGUSTAÇÃO 


ÍLHAVO

08-17 NOV 2019 FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO


MURTOSA

12 OUT 2019 FESTIVAL DA ENGUIA DA RIA – COMUR INDÚSTRIA CONSERVEIRA 

27 NOV 2019 COMUR – MUSEU MUNICIPAL FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO


PENICHE

01 JUN 2019 BAIRRO DO VISCONDE DIA NACIONAL DO PESCADOR

18 JUL 2019 ESCOLA MUNICIPAL DE RENDA DE BILROS MOSTRA INTERNACIONAL DE RENDA DE BILROS


Visitas guiadas a espaços culturais e museológicos, acompanhadas pela Chef Patrícia Borges e outros técnicos e atores locais que, tendo como palco a especificidade marítima do espaço ou as exposições presentes, dialogam sobre a confeção de vários peixes e restantes produtos das pescas longínqua, costeira e lagunar e sua influência na gastronomia local (matériasprimas, knowhow tradicional e tecnologias de transformação do peixe). No final da visita, cada um dos Municípios – Ílhavo, Peniche e Murtosa – dar-nos-á a provar os sabores reinventados das suas pescas, numa experiência que alia os espaços culturais aos paladares marítimos.


06

FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO

GASTRONOMIA

ÍLHAVO 

7 – 18 NOV 2019 RESTAURANTES ADERENTES


MURTOSA

27 NOV – 01 DEZ 2019 RESTAURANTES ADERENTES


PENICHE 

18–20 OUT 2019 MERCADO MUNICIPAL

Unidos sob o tema “Gastronomia de Bordo”, eis que surge a oportunidade de degustar estes paladares marítimos em cada um dos Municípios envolvidos: Ílhavo, Murtosa e Peniche. 

Pretendese, com este evento que envolve a restauração local, projetar a gastronomia de cada território ligada à confeção de pescado, com destaque para gastronomia tradicionalmente produzida a bordo das embarcações da pesca longínqua, costeira e lagunar. Os produtos piscatórios endógenos servirão de base à evocação e recriação do receituário tradicional dos três territórios. Este Festival terá edições anuais nos três municípios, abarcando os meses de outubro, novembro e dezembro.


TcH_Agenda_i03.jpg