TcH_Agenda_i02.jpg

A MULHER NA COMUNIDADE PISCATÓRIA


01

MULHERES EM TERRA, HOMENS NO MAR

PERFORMANCE


ÍLHAVO 9 – 11 AGO 2018

FESTIVAL DO BACALHAU
Os pescadores que andavam à pesca do bacalhau passavam seis meses no mar. Enquanto isso as suas mulheres ficavam em casa, a governar... Esta performance criada por Maria Gil teve como ponto de partida a recolha de testemunhos de algumas dessas mulheres e suas famílias, e da pesquisa feita nos acervos documentais do Museu Marítimo de Ílhavo. Será apresentada no Navio-‑Museu Santo André, inserida no Festival do Bacalhau, que fez parte da frota portuguesa do bacalhau, e reposto no próximo ano no Museu Marítimo de Ílhavo. Um espectáculo intimista e documental que dá voz às mulheres, contribuindo para a valorização do património imaterial desta comunidade, que terá ainda a sua extensão nos municípios da Murtosa e de Peniche em 2019.


02

VOLTA AO CAIS EM (BICICLETA) PASTELEIRA

PERFORMANCE


ÍLHAVO

12 AGO 2018 FESTIVAL DO BACALHAU


As fainas do bacalhau atraíram muitos homens e mulheres ao cais de bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré. Ao longo do ano, a paisagem deste lugar ia-‑se transformando ao ritmo de cada tarefa. Ao final do dia, quando a sirene tocava e dava por terminada mais uma jornada de trabalho, as ruas eram invadidas por gente nas suas bicicletas.

Num passeio único pelo meio das antigas secas e das empresas de bacalhau, pretende-‑se recordar a ligação da comunidade local à bicicleta “pasteleira”, num percurso pelas ruas deste lugar, ao longo do qual ficarão a cargo várias performances da responsabilidade da associação cultural Quinto Palco. Mas nem só em Ílhavo existe
a “pasteleira”. As ruas da Murtosa também ganharão vida com esta reconstituição histórica com base nas vivências da comunidade. 

dinamização Associação Quinto Palco